Esta atividade é direcionada para crianças em processo de alfabetização ou aquelas que já reconhecem as letras,com a possibilidade de trabalhar::
- Identificação das letras;
-Identificação das sílabas;
-Correspondência de imagens;
- Apresentação de vocabulário e leitura.
A escrita e leitura são atividades complexas para o autista, não pela falta de capacidade, mas pelo jeito diferenciado que eles aprendem.
Uma das melhores ferramentas para apresentar um novo vocabulário, reconhecer e distinguir sons, estimulando uma consciência fonológica desta criança na fase de alfabetização é a combinação de letras e formação de palavras.
No Português nos deparamos com a dificuldade de um vocabulário com palavras mais extensas,principalmente relacionadas aos objetos e animais.Com meu filho,que somente aprende a língua inglesa inciamos o processo de aprendizagem com palavras com até três letras e as chamadas sigths words ( palavras frequentes,mas difíceis de ler através do som,que as crianças são incentivadas a memorizar).
Basicamente para a atividade é necessário um quadro magnético ou um tabuleiro; animais e letras magnéticas ou figuras diversificadas e letras coloridas impressas no computador.
De início,sugiro a a atividade para crianças com 2 à 4, as quais podemos pedir a combinação das letras:
A com A
B com B
Se a criança ainda não consegue fazer sozinha a atividade,sugiro que utilize sua mão por cima da dela para que ela consiga êxito no início da atividade, compreendendo a mesma e aos poucos diminua a pressão até que a criança consiga fazer a atividade sozinha e com os níveis mais avançados da mesma forma.
SONS / LEITURA
"Para ler é necessário extrair sentido do que se lê, mas antes é necessário aprender as correspondências que existem entre os sons da língua e os grafemas que os representam,como nos sugere Cielo. Segundo, Ele para que a criança compreenda a relação entre grafema e fonema, num código alfabético, tornam-se necessárias as habilidades em consciência fonológica."
Fonte: CIELO, C. A. Habilidades em consciência fonológica em crianças de 4 a 8 anos de idade. Pró-Fono R. Atual. Cient., Barueri, v. 14, n. 3, p. 301-312, set.-dez. 2002. Artigo Cielo
Peça pra repetir cada letra antes da próxima:
Exemplo:
Adulto: " Diga A"
segunda fase
Adulto "A"
lembrando de sempre dizer palavras de encorajamento.
Segunda fase:
Adulto: Diga: V-A-C-A VACA
Adulto" VACA"
Se a criança não falar; repita , contudo repita somente uma vez e siga adiante,não force a criança a repetir. Provavelmente,se ela não fala, não esteja pronta para esta etapa ou talvez ainda não seja o seu desejo no momento.
Compartilhando um pouco do meu cotidiano e experiências adquiridas com o Lucas por aqui.
Janaina
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