6 de ago. de 2013

 

  O Quebra - Cabeça a seu favor!

Os jogos e brincadeiras são recursos que devem ser utilizados na rotina pedagógica do autista. 

O quebra- cabeça é um desses  importantes recursos que estimula a concentração, memória visual, organização, habilidade motora, atenção e raciocínio. Para tornar mais atrativa a atividade procura-se utilizar uma figura que agrade o autista, como um personagem predileto, ou um tipo de brinquedo ou uma foto dele com os pais. Se forem trabalhar determinadas letras sugiro figuras que o nome inicie com a  própria.

Outro  tipo de quebra - cabeça simples, fácil e barato para ser confeccionado pelo professor  é o Tangram, formado por apenas sete peças com formas geométricas. Com ele há a possibilidade de trabalhar cores, no máximo duas por vez, para não afetar a atenção do autista durante a atividade, o desenvolvimento do raciocínio lógico  e coordenação motora. Interessante é confeccionar as peças em relevo para que sejam usadas como encaixe, neste caso uma boa dica é usar EVA.  Usem a criatividade!


Lucas ( 4 anos)  realizando independente sua atividade.









  Quebra - cabeças de madeira  são bem interessantes, por apresentarem formas, tamanhos e textura  diferenciadas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário