27 de ago. de 2013

Autismo e Sindrome de Asperger - Temple Grandin

Neste vídeo a engenheira e bióloga Temple Grandin fala sobre como a sua mente funciona, e a sua habilidade de "pensar em imagens",  e como esta ferramenta  ajuda a resolver problemas.

Ela traz à tona que o mundo precisa de pessoas com o Espectro Autista: pensadores visuais, pensadores em padrões, pensadores verbais e todos os tipos de crianças espertas e inteligentes.

Durante o vídeo pronunciou uma frase que demonstra  como o mundo lhe parece estranho: "A maior parte do tempo eu me sinto  como um antropólogo em Marte".


Parte 2- http://www.youtube.com/watch?v=mLIgzWXCT6I&feature=youtu.be

Pai leva filho Autista para passear no Planetário

"Eu estou sempre com Ele. Você é o grande....O que Pedro?"
" -  O companheiro do Papai."

TV BRASIL PROGRAMA ESPECIAL

26 de ago. de 2013

Centro de Referência para Autismo em Campinas - SP

A cidade de Campinas vai ganhar o primeiro centro de referência de atendimento integral de pacientes autistas da América Latina. Segundo a psiquiatra da Infância e Adolescência e professora da PUC Campinas, Sueli Cabral Rathsam - que articula a instalação do equipamento na cidade - o Centro vai contar com sistemas de acolhimento, tratamento ambulatorial, funcionará como hospital/dia, terá leitos para internação, além de oferecer oficinas para reabilitação e cursos profissionalizantes para os que atingirem determinado grau de autonomia. Segundo ela, o Brasil “está 40 anos atrasado neste tipo de atendimento”.
O Centro vai contar com pelo menos 50 profissionais especializados – entre psiquiatras, neurocirurgiões, psicólogos, fonoaudiólogos, psicoterapeutas e profissionais ligados à saúde mental – e atender, em média, 50 crianças por dia, em tempo integral.
Segundo Rathsam, haverá atendimento gratuito. “Hoje, uma escola especializada em atendimento de autistas cobra perto de R$ 3,5 mil por mês”, diz a especialista. “É preciso salientar, além disso, que a escola não oferece serviços ligados à saúde que o Centro vai proporcionar”, acrescenta.
A psiquiatra antecipou que centro será construído numa área de 15 mil metros quadrados doada pela Prefeitura e que está localizada nos limites do Swiss Park, próximo à Escola Bradesco, na região sul da cidade. De acordo com ela, o projeto será financiado pela iniciativa privada - a partir de contribuições já acertadas com empresas nacionais e multinacionais - e linhas de crédito abertas junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Se tudo correr como esperamos, o Centro estará em funcionamento em 1 ano e meio”, aposta.
O projeto de doação do terreno deverá ser aprovado pela Câmara, mas ela acredita que não deverá encontrar entraves. “Nós já conversamos com o presidente Campos Filho e ele nos garantiu que o projeto será colocado em votação com a devida agilidade. E tenho certeza que os vereadores vão apoiar essa iniciativa, que é importante para a cidade, mas em especial para as famílias que tanto precisam de atendimento”, afirma ela.
MODELO – Esse modelo de atendimento já vem sendo feito pelo Programa de Atenção Integrada à Criança ao Adolescente (Paica) - um projeto de iniciativa privada coordenado Sueli Rathsam - mas sem a amplitude prevista pelo Centro. “Estamos negociando com a prefeitura a liberação de algumas casas que poderão abrigar núcleos de atendimento. Se a liberação ocorrer, poderemos começar a atender em cerca de três meses e fazer esse tipo de atendimento até que o Centro fique pronto”, disse.
SIMPÓSIO - A Câmara Municipal de Campinas abriga no dia 24 de agosto, o 1º Simpósio Internacional – Avanços em Diagnóstico e Intervenção em Saúde Mental da Infância e Adolescência. O seminário - que terá como tema central a importância do diagnóstico precoce – vai contar com as presenças de alguns dos maiores especialistas brasileiros da área e com palestra do médico holandês Athanasios Maras, considerado uma das maiores autoridades do mundo no assunto. Psiquiatra infantil, Maras é diretor do Instituto Yulius – considerado modelo mundial em atenção à saúde mental para crianças e adolescentes.
Coordenadora da Comissão Científica do Evento, Sueli Rathsam diz que o Brasil precisa adotar medidas urgentes para fazer o diagnóstico precoce da patologia. Ele diz que na Alemanha, por exemplo, um país que há muito anos desenvolve política referencial de atendimento, o diagnóstico se dá entre os dois e quatro anos. No Brasil, a precária rede de atendimento só vai identificar o autismo entre os nove e 12 anos.
“Quando se chega a um diagnóstico, a criança já perdeu todo o ciclo de alfabetização”, relata. Estima-se que existam na Região metropolitana de Campinas perto de 50 mil crianças com algum tipo de transtorno mental; destas 1,5% possuem alguma patologia do espectro autista.
Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fonte:http://www.rac.com.br/ 

Quer saber um pouco  mais?

17 de ago. de 2013

" In my Mind" - " Em minha mente"




In My Mind - A Journey Through My Life with Asperger / AutismAutoria de Alex Olinkiewicz  com o Dr. Richard O'Connell

Alex Olinkiewicz nasceu em Long Island, Nova York. Ele é um jovem diagnosticado com Síndrome de Asperger desde a sua infância. Seu vídeo no youtube - "In my Mind" ( Em minha mente) fez bastante sucesso, com mais de 1.270.000 acessos.Neste vídeo,Alex,faz uma  apresentação objetiva,clara e simples sobre o que se passa em sua mente, como se sente e sua interação com o "mundo". Um dos pontos principais do vídeo é compartilhar as suas experiências, repassando a mensagem de que todos os 'Aspies', assim como Ele,devem ser tratadas com respeito e não de forma diferenciada,afinal não são pessoas estranhas,apenas pessoas simples que buscam começar o seu caminho.



Compartilho com vocês o vídeo dele no youtube. É um vídeo interessante, que vale assistir mais de uma vez! In my mind






Mary & Max - Uma Amizade Diferente

  
Mary Daisy Dinkle (Toni Collette) é uma menina solitária de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália.  Max Jerry Horovitz (Philip Seymour Hoffman) tem 44 anos e vive em Nova York. Obeso e também solitário, ele tem Síndrome de Asperger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida. 
  O filme  dirigido pelo estreante Adam Elliot foi produzido na técnica stop-motion e finalizado em computação gráfica. "Mary & Marx" é pura sensibilidade,retratando de forma clara e simples as dificuldades de entendimento, resoluções do cotidiano,as relações sociais e a compreensão do mundo  sob o olhar de um "aspie".

 Trailer legendado:  https://www.youtube.com/watch?v=mmY65A7Lw9Q

 Filme  dublado: http://www.filmesdubladosgratis.com.br/2013/03/mary-e-max-uma-amizade-diferente.html

DIVIRTAM-SE!



15 de ago. de 2013

Atividades de Pré Leitura e Vocabulário


Esta atividade é direcionada para crianças  em processo de alfabetização ou aquelas que já reconhecem as letras,com a possibilidade de trabalhar::

- Identificação das letras;
-Identificação das sílabas;
-Correspondência de imagens;
- Apresentação de vocabulário e leitura.
A escrita e leitura  são atividades complexas para o autista, não pela falta de capacidade, mas  pelo jeito diferenciado que eles aprendem.
Uma das  melhores ferramentas para apresentar um novo vocabulário, reconhecer  e distinguir sons, estimulando uma consciência  fonológica desta criança na fase de alfabetização é a combinação de letras e formação de palavras.
No Português nos deparamos  com a dificuldade  de um vocabulário com palavras mais extensas,principalmente  relacionadas aos objetos e animais.Com meu filho,que somente aprende a língua inglesa inciamos o processo de aprendizagem com palavras com até três letras e as chamadas sigths words ( palavras frequentes,mas difíceis de ler através do som,que as crianças são incentivadas a memorizar).

Basicamente para a atividade é necessário um quadro magnético ou  um tabuleiro;  animais  e letras magnéticas ou figuras diversificadas  e letras coloridas  impressas no computador.

De início,sugiro a a atividade para crianças com 2 à 4, as quais podemos pedir  a combinação das letras:
A com A 
B com B 

Se a criança ainda não consegue fazer sozinha a atividade,sugiro que utilize sua mão por cima da dela para que ela consiga êxito no início da atividade, compreendendo a mesma e aos poucos diminua a pressão até  que a criança consiga fazer a atividade sozinha e com os níveis mais avançados da mesma forma.

SONS / LEITURA

"Para ler é necessário  extrair sentido do que se lê, mas antes é necessário aprender as correspondências que existem entre os sons da língua e os grafemas que os representam,como nos sugere Cielo. Segundo, Ele para que a criança compreenda a relação  entre grafema e fonema, num código alfabético, tornam-se necessárias as habilidades em consciência fonológica."

Fonte: CIELO, C. A. Habilidades em consciência fonológica em crianças de 4 a 8 anos de idade. Pró-Fono R. Atual. Cient., Barueri, v. 14, n. 3, p. 301-312, set.-dez. 2002. Artigo Cielo

Peça pra repetir cada letra antes da próxima:
Exemplo:
Adulto: " Diga A"
segunda fase
Adulto "A"
lembrando de sempre dizer palavras de encorajamento.

Segunda fase:

Adulto: Diga: V-A-C-A VACA
Adulto" VACA"

Se a criança não falar; repita , contudo repita somente uma vez e  siga adiante,não force a criança a repetir. Provavelmente,se ela não fala, não esteja pronta para esta etapa ou talvez ainda não seja o seu desejo no momento.


Compartilhando um pouco do meu cotidiano e experiências adquiridas com o Lucas por aqui.

 Janaina

12 de ago. de 2013

É preciso conhecer para ajudar !

 Entendendo melhor o Autismo

Irmã convida todos a serem gentis e perceberem que seu irmão,autista,não precisa de um tratamento especial e sim de uma chance.

Falta de tratamento e escolas para Autistas em Praia Grande

Famílias  reclamam a falta de tratamento especializado para as crianças autistas

"A grande dificuldade da gente é um tratamento médico adequado. Em Praia Grande não tem psiquiatra próprio para autista, e isso tem sido uma falta muito grande para o meu filho. Ele não está conseguindo estudar por falta de tratamento adequado", explica o pai de Marcos Márcio Eduardo da Costa.


Famílias com filhos autistas pedem tratamento adequado em Praia Grande - G1/GLOBO.COM

10 de ago. de 2013

O Gigante Azul Acordou

O Gigante Azul Acordou 

Mobilização Nacional - Rio de Janeiro

Participem !!  Divulgue o endereço de onde haverá o encontro em sua cidade.Não esqueça:use azul!

9 de ago. de 2013

Melhores Momentos de Sheldon Cooper ( Asperger ) The Big Bang Theory

Vídeo apresentado na disciplina Linguística I - 2010/2 UERJ






“Sheldon tem sintomas de transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo e síndrome de Asperger, por exemplo, quando ele está em um local muito bagunçado, ele  procura limpa-lo, porque ele não consegue ficar em um espaço tão desastroso.  
Ele se recusa a sentar em qualquer lugar diferente do seu local designado no sofá e seguir rotinas estabelecidas.Uma das principais piadas  da série é quando ele bate na porta de Penny: Sheldon  tem que dizer o nome de Penny cada três batidas (ele faz isso três vezes de cada vez ) sempre. “ Traduzido e adaptado do site: http://bigbangtheory.wikia.com


 


8 de ago. de 2013

Autista memoriza e desenha NY depois de 20 minutos de voo pela cidade


Hypeness

Stephen Wiltshire é um artista com um dom absolutamente extraordinário: ele consegue memorizar várias cenas em poucos minutos, e depois reproduzi-las com um número absurdo de detalhes em forma de desenhos.
Em 2009, Stephen foi convidado pela UBS para fazer um desenho da cidade de Nova York. Para ajudar na visualização, eles sobrevoaram toda a cidade de helicóptero por 20 minutos, o suficiente para  gravar todos os detalhes.

 

7 de ago. de 2013

IX Congresso Brasileiro de Autismo






Tema: O desafio da abordagem multidisciplinar no tratamento da pessoa com autismo. 

25 à 27 de outubro de 2013. 
Local : Hotel Radisson

Palestrantes:
• Dr Salomão Schwartzman (neurologista) – Mackenzie/SP
• Dra Maria Elisa Granchi (psicóloga) – CEDAP/SP • Dra Meca Andrade (psicóloga, analista do comportamento) – SP
• Dra Jacy Perissinoto (fonoaudióloga) – USP/SP
• Dra Soraia Vieira (PECS-Brazil) – Belo Horizonte/MG
• Dra Aline Momo (terapeuta ocupacional) – Artevidade/SP
• Dra Zodja Graciani (fisioterapeuta) – Artevidade/SP
• Dr Aderbal Sabrá (médico gastroenterologista e alergista) – RJ
• Dra Georgia Fonseca (gastroenterologista e médica DAN) – RJ
• Dra Priscila Bongiovani (nutricionista) – SP
• Profa Dra Daniela Ribeiro (pedagoga /analista do comportamento) – CESMAC/AL

Inscrições no site: Associação dos Amigos do Autista

Jovens com Síndrome de Asperger vivem paixão normalmente



Jovem casal aspie vivem um relacionamento amoroso, morando juntos há dois anos. Neste vídeo relatam seu cotidiano,os sentimentos e desafios desta experiência e a compreensão do amor e o desafio de expressá-lo ao outro.

Veja o video em: Tv UOL

As crianças e um amiguinho Autista

 






Eu contratei uma pessoa com Asperger - e agora?


" A História do arquiteto corporativo Dave Wellman da Myriad Genetics em Saalt Lake City, que vem trabalhando e contratando funcionários Aspies. Sua história apareceu pela primeira vez na CNN iReport.

(CNN) - Em janeiro passado, após uma nova tempestade de neve, meu filho de 9 anos me pediu para ajudá-lo a construir um boneco de neve. Eu disse a ele que eu iria ajuda-lo em breve.Após alguns minutos depois, ele voltou correndo gritando: "Papai, é fusão!". Isso chamou a minha atenção.Com aquela temperatura não poderia um boneco de neve estar derretendo, como poderia?Segui-o enquanto corria pelo corredor até seu quarto. No meio do seu quarto era um boneco de neve de altura de 4 metros derretendo.

Enquanto eu removi o boneco de neve e limpava  toda sujeira remanescente , perguntei-lhe por que ele fez isso. Ele disse, de uma forma muito simples e  "ao pé da letra" : "Está frio lá fora.

Crescendo autista

Meu filho tem síndrome de Asperger. Para ele, a construção de um boneco de neve em seu quarto  era uma solução lógica para o problema, pois estava frio lá fora.Por  causa dele, "aspies" têm um lugar especial no meu coração.

Há uma série de benefícios na contratação de alguém com síndrome de Asperger. Pesquisa da Harvard Business School mostra os pontos fortes das pessoas com Síndrome de Asperger e Autismo,  tornando - os especialmente adequados para o desenvolvimento e teste de software. Eles têm a capacidade de se concentrar por períodos prolongados, muitas vezes são altamente inteligentes e suas fortes habilidades analíticas os tornam talentosos no trabalho  com a tecnologia.

Aspies irão questionar a autoridade. Eles nunca irão aceitar um  "não" como resposta sem ser dito a razão para isso.Raramente falam sobre pequenos detalhes, ao contrário  são  objetivos e "vão direto ao ponto". A razão é simples: é como eles vêem o mundo."

Referência (texto adaptado): CNN.com

6 de ago. de 2013

 

  O Quebra - Cabeça a seu favor!

Os jogos e brincadeiras são recursos que devem ser utilizados na rotina pedagógica do autista. 

O quebra- cabeça é um desses  importantes recursos que estimula a concentração, memória visual, organização, habilidade motora, atenção e raciocínio. Para tornar mais atrativa a atividade procura-se utilizar uma figura que agrade o autista, como um personagem predileto, ou um tipo de brinquedo ou uma foto dele com os pais. Se forem trabalhar determinadas letras sugiro figuras que o nome inicie com a  própria.

Outro  tipo de quebra - cabeça simples, fácil e barato para ser confeccionado pelo professor  é o Tangram, formado por apenas sete peças com formas geométricas. Com ele há a possibilidade de trabalhar cores, no máximo duas por vez, para não afetar a atenção do autista durante a atividade, o desenvolvimento do raciocínio lógico  e coordenação motora. Interessante é confeccionar as peças em relevo para que sejam usadas como encaixe, neste caso uma boa dica é usar EVA.  Usem a criatividade!


Lucas ( 4 anos)  realizando independente sua atividade.









  Quebra - cabeças de madeira  são bem interessantes, por apresentarem formas, tamanhos e textura  diferenciadas.

   Dica de um ótimo documentário !!


Austim: The Musical /Autismo: O Musical

"Após algumas tentativas frustradas para conseguir engravidar, Elaine Hall partiu – com o então marido – para o país natal de seu pai, a Rússia, decidida a adotar uma criança e oferecê-la a possibilidade de crescer em um lar aonde fosse amada e querida. Já como mãe de Neal, Elaine teve uma surpresa ao ver seu filho diagnosticado com TEA. Ao colocar Neal em terapias alternativas, com a aplicação de métodos ligados às artes cênicas, Elaine teve a idéia de criar o Miracle Project, que trabalharia com crianças com TEA e faria com que as mesmas desenvolvessem capacidades pessoais através de elementos como canto, atuação e dança.O documentário o ponto de vista de cinco crianças participantes do projeto – Adam, Henry (que é filho de Stephen Stills, do clássico grupo Crosby, Stills & Nash), a adorável Lexi, Neal e Wyatt – e seus pais. Contando com a total colaboração das famílias (que cederam vídeos caseiros mostrando os momentos em que eles encontraram os primeiros sinais de que seus filhos eram diferentes das outras crianças), a diretora Tricia Regan consegue pintar um cenário que causa uma empatia muito grande com o espectador e que faz com que a gente se importe com cada um deles."


Trailer em inglês (infelizmente não encontrei com a legenda)
https://www.youtube.com/watch?v=h_hAjZvz8Wk

Documentário completo dublado:
https://www.youtube.com/watch?v=QqHJ_PyGZxI

Documentário completo em inglês sem legendas:

https://www.youtube.com/watch?v=mYYBe1MWTzo
Compartilhei o link original para aqueles que tiverem curiosidade,já que com a dublagem o documentário perde um pouco da sua sensibilidade e qualidade. Infelizmente não consegui o link com a legenda.

Vale conferir!

5 de ago. de 2013

Entrevista com a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva,do livro MENTES INQUIETAS - TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade, ao programa Sem Censura da TVE sobre o livro: “Mundo Singular - entenda o Autismo”.
No livro, a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva e os especialistas Mayra Bonifacio Gaiato e Leandro Thadeu Reveles  esclarecem as  principais dúvidas, abordando o assunto de forma e simples.

Dra Ana Beatriz B Silva - Autismo - Sem Censura - Mundo Singular  

4 de ago. de 2013

Boas Vindas!

Iniciamos o mês de agosto / 2013 com mais este espaço de encontro, que até então era apenas a nossa página no facebook, para promover informações, pesquisas científicas, notícias atualizadas sobre a área; apresentando materiais pedagógicos, orientações e métodos para atendimento pedagógico individual.

A proposta é compartilhar nossas experiências, conhecimentos, métodos e materiais utilizados em nossa prática; informando os principais eventos e novidades que tenhamos acesso.

Desejamos BOAS VINDAS à todos!